Esta mania dos portugueses adoptarem tudo como "tradição" anda a dar-me conta do juízo (e quando digo portugueses não quero denegrir a imagem do meu povo, apenas não sei o que acontece noutros países).
Ora vejamos, ainda no outro dia li algures que a tão usada "tipo", e que eu própria uso nalgumas ocasiões, é um americanismo e digo-vos, sim, é. Um exemplo clássico encontra-se nas formas descritivas:«A stôra de Inglês é, tipo, chata», em que 'tipo' substitui o bordão 'like' («She was, like, you know...»); as interjeições a mesma coisa: «E vocês viram o cabelo do Luís? Oh meu Deus, é sei lá, tipo – horrível?», em que a interrogação significa na verdade uma afirmação. Qualquer infeliz que tenha assistido a um episódio em português do Drake and Josh sabe do que estou a falar. Isto leva-me a crer que lá para 2020 quando a minha filha estudar Luís Vaz de Camões me diga: «Amor é um fogo que arde, tipo, sem se ver». E não é de bom grado que vejo isto...
Agora o que despoletou a minha atenção para este tema hoje foi o fato de ter sido convidada, via Facebook, para mais uma festa de Halloween, e qual não é o meu espanto quando leio: a noite de Halloween, essa grande tradição nacional!!!!!!!!!! Desculpem-me?!?!?!? É verdade que qualquer razão é boa para festejar, eu também gosto mas daí a dizer que esta é uma tradição portuguesa... Pl'amor da santa! Alguém sabe o significado de tradição? Podem ver aqui. Acham que o Halloween é uma tradição portuguesa? Eu, que nem aos 30 cheguei ainda, não me lembro nunca de festejar este dia em miúda mas lembro-me de ir ao "Pão por Deus" (dito a cantar) ou ao cemitério no dia 1 de Novembro rezar em memória dos entes queridos.
Dito isto façam-me um favor festejem à vontade mas apostem nas tradições portuguesas e aprendam a ser mais patrióticos, porque muito sinceramente não me apetece trocar o 10 de Junho pelo 4 de Julho.
Sem comentários:
Enviar um comentário